(11)

(11)

(11)

Manutenção de Câmbio

Gostou? compartilhe!

Em termos práticos, a manutenção de câmbio pode se diferenciar inicialmente em dois diferentes formatos. O primeiro deles trata da manutenção preventiva, que é aquela em que o motorista solicita pela inspeção técnica no câmbio de seu veículo com o objetivo dos especialistas analisarem se alguma falha compromete o seu funcionamento e, mais do que isso, busca-se prever possibilidades de melhorias em seu desempenho; o segundo, por outro lado, é representado pela manutenção corretiva. Esta, por sua vez, possui caráter mais urgente e, como sua própria nomenclatura sugere, visa corrigir os problemas facilmente observados pelo motorista.

No que diz respeito aos diferentes modelos de câmbio que podem ser melhorados por meio dessa manutenção, a divisão também se dá em duas partes. Na primeira delas, os câmbios manuais precisam ser consertados sempre que marchas passam a ser desengatadas com o carro em funcionamento. A mesma regra se aplica para os barulhos anormais que prejudicam o funcionamento não somente do câmbio, mas do carro como um todo. Por sua vez, o câmbio automático exige um tratamento igualmente aproximado por razões de que, uma vez que suas estruturas apresentam falhas relevantes, o veículo pode não conseguir se locomover e chegar a ficar sem tração.

Como as manutenções cambiais veiculares também podem se diferenciar no que tange aos modelos de veículos – dos mais clássicos aos de fabricação mais recente e também entre os nacionais e importados -, confira alguns exemplos de como essas práticas se distinguem:

  • Manutenções de câmbios automatizados Fiat;
  • Manutenções de câmbio CVT para importados;
  • Manutenções de câmbios CVT Honda Fit.

Precisa de manutenção no câmbio de seu veículo? Conte com a Prontcar!

A ProntCar Câmbios possui mais de 40 anos de expertise no segmento de manutenções cambiais veiculares. Entre em contato com a empresa e saiba mais!